Pesquisa Aponta Clima Positivo Para 81% dos Colaboradores

O Grupo Contransin realizou sua primeira pesquisa de clima em 2019 para avaliar a satisfação dos colaboradores e, a partir das respostas obtidas, foi possível constatar que 81,7% da equipe considera o clima na empresa positivo, 87,2% afirma estar realizado profissionalmente na empresa e 93,6% se sente satisfeito ou muito satisfeito com o reconhecimento do seu trabalho por parte da direção.

A pesquisa foi aplicada por meio por meio de um questionário impresso, no período de 30 de setembro a 01 de outubro, em um inverso de 47 colaboradores, sendo 40% mulheres e 60% homens. Desse total de pessoas ouvidas, que representa 84% das equipe em atividade no Grupo Contransin,  43% tem de 21 a 30 anos, 36% de 31 a 40, 6% até 20 anos e 15% acima de 41 anos.

Entre os assuntos questionados aos participantes estavam Instalações, Comunicação Interna, Transparência, Liderança, Equipe, Relacionamento, Receptividade, Reconhecimento, Imagem da Empresa, Treinamentos, Realização Profissional, Remuneração, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho.

Conforme análise das respostas apresentadas, foi possível constar que a maioria dos colaboradores (74,4%) está satisfeita ou muito satisfeita com as instalações da empresa no que se refere a mobílias e equipamentos e 82,7% se sente confortável em relação a estrutura disponibilizada para o bem estar da equipe, como banheiros e refeitório.

A comunicação interna, outro fator importante para o desenvolvimento de uma empresa, também apresentou bons resultados, já que 97,7% está satisfeito ou muito satisfeito com o diálogo mantido dentro do seu próprio setor e 89,3% aprova a comunicação com os demais departamentos.

Os colaboradores também se sentem ouvidos, já que 82,9% afirma sempre ter retorno dos questionamentos feitos, 91,4% destaca que a empresa está aberta para receber críticas e sugestões da equipe e todos os profissionais que participaram da pesquisa afirmaram se sentir ouvidos por seus superiores.

O clima de cooperação entre os funcionários também é grande, uma vez que 100% das pessoas afirmam ter ajuda de outros membros do próprio setor na realização das tarefas. Todos também ressaltam que se sentem respeitados dentro da empresa.

As oportunidades de crescimento renderem respostas positivas (87,2%). Sobre os treinamentos oferecidos para aperfeiçoamento das atividades, 68,09% afirmou ter participado de algum deles em 2019. Sobre remuneração, 78,7% afirma ter o salário adequado para sua função.

> Melhorias

Com a Pesquisa de Clima em mãos, a empresa adotará algumas

mudanças a fim de atender as expectativas da equipe e também motivá-la. “A Pesquisa de Clima Organizacional tem sido uma importante ferramenta que possibilita captar percepções, mesmo em meio a cenários de mudanças constantes, dando direcionamento nos passos que aperfeiçoarão o ambiente corporativo. É um apoio agregado às possibilidades de implementar mudanças de forma saudável com consequente crescimento e evolução para a organização e colaboradores”, enfatizou a direção do Grupo Contransin.

Com esse diagnóstico, para a corporação ficou claro que as práticas gerenciais atuais têm seguido os melhores caminhos e acrescentou que tomará atitudes mais assertivas a partir de agora para melhorar o que ainda necessita de ajustes.