Itapecerica (MG)

Itapecerica (MG) adota sistema inteligente para semáforos em diversos cruzamentos.

Uma conquista para os moradores itapecericanos. Assim foi classificada a instalação dos novos semáforos da Contransin na cidade de Itapecerica, em Minas Gerais, que fica a 178 quilômetro de Belo Horizonte, apresenta uma extensa área rural onde está abrigada, inclusive, uma reserva indígena, e que conta com pouco mais de 21 mil moradores.

De acordo com o prefeito da cidade, Wirley Reis, a sinalização semafórica inteligente é mais uma conquista da população, que a partir de agora conta também com um sistema inclusivo, já que, além dos semáforos para motoristas, foram instalados também dispositivos sonoros para orientação das pessoas com deficiência visual durante a travessia.

O município já contava com equipamentos para organização do trânsito, mas ainda segundo Reis, foi preciso investir em novos conjuntos semafóricos porque os antigos apresentavam defeitos, além de paralisações recorrentes, o que geravam muitas despesas para os cofres públicos.

Os cruzamentos que receberam os novos semáforos e sistemas foram os da avenida Ribeiro Pena com a rua Presidente Juscelino Kubitscheck, da praça Alexandre Szundy com a rua Presidente Juscelino Kubitscheck, da rua Pr. Lincoln da Luz Ribeiro com a praça Alexandre Szundy, da ruas Cônego Cesário com Rodrigues Pereira e das duas Lamounier Godofredo com Cônego Cesário.

A Prefeitura de Itapecerica optou pelos equipamentos com grupo focal a LED, que apresentam a melhor relação custo-benefício do mercado. O Grupo Contransin, por sua vez, executou todo o processo de instalação com eficiência e rapidez, garantindo ao município um trânsito mais ordenado e seguro.