Alfenas - (MG) 2022

Alfenas investe na imponente Lombada Walthus!

Alternativa mais em conta e também mais educativa em relação aos radares, as lombadas eletrônicas da Contransin indicam o limite de velocidade que deve ser respeitado na via, mas não possui caráter de autuação, ou seja, não geram multas para o condutor. Outro diferencial é que elas podem operar utilizando somente energia solar.

O objetivo é reduzir o número de acidentes propondo ao motorista a diminuição da velocidade por meio de um medidor numérico digital, que aponta em tempo real a velocidade exata do veículo.

Sua eficiência já foi comprovada por meio de pesquisas e testes, onde foi constatado que os condutores, em sua grande maioria, respeitam a velocidade máxima permitida mesmo cientes de que o equipamento não gera infrações.

Atentos à essa realidade e dispostos a tornar o trânsito local mais seguro, as cidades de Alfenas, Lambari, Varginha, São José do Rio Pardo, Machado e Itajubá, optaram por adotar esse sistema e instalar lombadas eletrônicas walthus, sendo que algumas delas contam com o sistema de energia fotovoltaica, tornando possível operacionalizar o dispositivo somente com a energia solar, sendo essa mais uma inovação proposta pelo Grupo Contransin.

Os equipamentos já estão funcionando nas cidades, sendo que, na região central de Alfenas, estão localizadas na avenida Lincoln Westin da Silveira e na avenida Governador Valadares. A cidade que conta com pouco mais de 80 mil habitantes, tem sua economia baseada na agricultura, principalmente o café, e na pecuária.

A Contransin disponibiliza lombadas eletrônicas como forma de tornar viável a aquisição de equipamentos fiscalizadores, uma vez que o custo de implementação de radares é muito elevado, sem contar que os mesmos são locados, sendo desativados e retirados ao final de cada contrato. A proposta da lombada é garantir que as mesmas sejam adquiridas de forma definitiva pelo município, sendo esse um investimento com retorno de segurança e organização do trânsito garantido.